terça-feira, 24 de julho de 2012

BMX Freestyle

BMX Freestyle, ou BMX Estilo Livre é uma forma criativa de usar as bicicletas originalmente projetadas para corrida de bicicross.
Ao longo dos anos as bikes foram tendo alterações para melhor adaptação dos atletas.
O BMX Freestyle é dividido em modalidades que dizem respeito ao local e tipos de manobras realizadas (Street, Vert, Park e Dirt)


STREET

É uma modalidade na qual tudo que compõe o ambiente pode ser usado como obstáculo para execução de uma manobra; bancos, escadas, corrimão, parede, monumento e mais um monte de criatividade tornam essa uma modalidade um tanto quanto ousada, pois a rua se torna um palco para os loucos que arriscam suas canelas treinando e executando manobras radicais.
Nina Buitrago - Feeble Grind
Katya Kruglava - Xup One Hand


DIRT JUMP

Essa modalidade, como o nome sugere, é praticada em rampas de terra. As rampas são de uma enorme variedade e são feitas tanto para quem está começando quanto para quem já é profissional; elas têm alturas e distâncias variadas e podem ser únicas, doubles e ainda sequenciais chamadas de trails. O Dirt Jump lembra muito e posivelmente teve sua maior inspiração no Motocross Freestyle. As manobras são executadas em cada salto, ou voo, pois por vezes são tão altos que a impressão que se tem é de que os pilotos estão literalmente voando sobre as rampas. E o que mais impressiona em cada voo é a variedade de manobras radicais que podem ser execultadas.
Nina Buitrago - Tobogan
Angie Marino


PARK


O Park, Bikepark ou ainda Streetpark são percursos fechados que envolvem elementos e obstáculos estratagicamente posicionados com rampas de inclinações e formas variadas (quarter, 45°, savana, jumpbox, bowl, escada, corrimão, parede , caixote, miniramp). Quem anda na modalidade tem o privilégio de poder criar uma sequência própria e única de obstáculos e manobras. O que manda é a criatividade e a ousadia.
Angie Marino - Look back
Crystal Shepherd - Super Man Seat Grab


FLATLAND

É uma modalidade que não exige um local específico para ser praticada, áreas planas e sem obstáculo são um ótimo local para praticar. O Flatland exige muita força de vontade além de um enorme grau de equilíbrio e agilidade. Criatividade, variedade de manobras sem interrupção fazem do Flat uma modalidade admirada por muitos.
Monika Hinz
Cris Miller

VERT

Também chamada de Vertical é uma modalidade praticada em Half-pipe, rampas com formato de "U" em que as manobras são realizadas nas bordas e também no ar - quando os pilotos voam para fora das rampas nos aéreos. Muitas das manobras executadas no Dirt também são praticadas no Vert e vice-versa. No vert é possível ainda fazer competições de altura, quem voa mais alto "Big Air". Muitos dos atletas que treinam vert usam capacete fullface para uma maior proteção, pois a altura das rampas tornam essa modalidade radicalmente muito mais arriscada, e não encaixar na transição na hora de voltar para a rampa pode trazer sérias consequências. A modalidade é adepta das mais variadas, criativas e arriscadas manobras.
Shanice Cruz





Independente da modalidade escolhida, o que realmente é fantástico no BMX Freestyle é essa carta branca. Você pode fazer o que você quiser em cima da sua bike, pois o estilo é livre, é seu, simplesmente seja feliz.
Tem gente que diz que BMX é um esporte, outras dizem que é um estilo de vida...
E se é um estilo de vida ou um esporte, o que realmente importa é se sentir bem fazendo o que gosta, superando cada dia suas limitações, vencendo os desafios.
Não importa onde nem como,

BMX SEMPRE!




Imagens: retiradas do site de pesquisa Google
* Fragmentos de texto retirados e adaptados do site: www.bmxergirl.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário